quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Vinho Santa Carolina Reservado Carménère

 Mais uma da sessão com dicas de vinhos, como já referendei anteriormente,  aprecio muito degustá-los, por isso estarei falando um pouco sobre as notas de prova e dicas para harmonização.  

Desta vez escolhi o vinho Santa Carolina Reservado Carménère safra 2014. A Carmenère, hoje pode-se dizer que trata-se de uma uva chilena, mas é originária de Bordeaux, na França, e aparece também na Califórnia e na Argentina. Seus vinhos não devem ter consumo imediato, pois estarão desequilibrados devido à acidez e aos taninos agressivos.

Santa Carolina faz parte do Carolina Wine Brands, um dos principais grupos de vinhos chilenos. Hoje, pertence à agro de Watt SA, propriedade da família Larraín, que possui mais de 135 anos de história, sendo uma das mais antigas vinícolas do Chile.

Notas de Prova: apresenta uma cor Rubi intenso. O olfativo de Frutas vermelhas maduras com leves notas de especiarias e baunilha. Quanto ao gustativo, trata-se de um vinho meio seco, frutado, macio, equilibrado e de corpo médio, tem taninos maduros e boa persistência. Graduação Alcoólica 13% Vol.
Harmonização: carnes vermelhas, feijoada e assados. Não deve ser utilizada para acompanhar pratos com molho de tomate ou pratos leves e saladas.  Temperatura de Serviço15 °C.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Vinho Verde Branco

Vou iniciar uma sessão com dicas de vinhos, uma vez que aprecio muito degustá-los, estarei falando um pouco sobre as notas de prova e dicas para harmonização.  

Para iniciar escolhi o vinho verde branco Casal Garcia, safra de 2015, que é um vinho ideal para o verão,  possui notas de citrinos, são alguns dos aromas frutados que definem a frescura e juventude deste vinho límpido e delicado. Existem Vinhos Verdes, brancos e tintos, rosés e espumantes. Vou detalhar mais um pouco.

O Vinho Verde é produzido exclusivamente na região demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, e constitui uma denominação de origem controlada, cuja demarcação remonta o início do século XX.

O país lusitano é reconhecidamente um grande produtor e exportador do néctar de Baco e o produto que ocupa a primeira posição desta lista é o famoso Vinho do Porto. Na segunda posição aparece o Vinho Verde.

O Vinho Verde é controlado e certificado como Denominação de Origem Controlada (DOC) pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), ostentando cada garrafa com um selo de garantia.

Notas de Prova: apresenta uma cor citrina, um aspeto límpido e ligeiramente efervescente. É um vinho suave e fresco, com aroma delicado, frutado, jovem e equilibrado. Graduação Alcoólica 9,5% Vol. Acidez Total (em Ácido Tartárico) 6,5 g/l.


Harmonização: pratos leves de cozinha oriental à base de legumes e carnes brancas, frutos do mar e saladas. Pela sua frescura é particularmente agradável em ambiente jovem e descontraído. Deve ser servido a uma temperatura entre os 8 e os 10ºC.

sábado, 1 de agosto de 2015

Recheio de Frango

Este recheio pode ser utilizado para rechear salgados, conchigliones, risotos, panquecas e diversos outros pratos. Costumo dividi-lo em duas ou três parte e congelo para ser utilizado quando necessário.


Ingredientes
- 2 kg de peito de frango desossado
- 3 tomates sem sementes picados
- 2 cebolas picadas
- 9 dentes de alho amassados
- ½ pimentão picado
- 1 tablete de caldo de galinha
- 1 pimenta malagueta sem sementes
- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- sal e pimenta do reino a gosto
- 20 ml de azeite de oliva
- 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- 2 colheres de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de tempero chimichurri
- 1 folha de louro
- 1 colher (café) de orégano desidratado
- manjericão in natura, salsa e cebolinha a gosto e picados.

Modo de Preparo
Tempere o peito de frango com sal, pimenta, 1 colher de molho de soja e 3 dentes de alho. Deixe repousando por no mínimo 30 minutos.
Em uma panela coloque o azeite e deixe esquentar.
Sele os peitos de frango.
Em seguida acrescente os tomates, 1 cebola, 3 dentes de alho, o pimentão, as ervas finas, o tablete de caldo de carne, o molho inglês e de soja, a pimenta malagueta, o extrato de tomate, o açúcar, misture bem e deixe refogar com a panela tampada.
Se for necessário acrescente um pouco de água, durante o cozimento.
Assim que o frango estiver no ponto para desfiar retire.
Desfie e reserve. Mas vai uma super dica para desfiar o frango em 60 segundos, utilizando uma batedeira, veja no vídeo: https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=C0e5XyPS3UA

Volte o frango desfiado na mesma panela do cozimento.
Mexa para misturar os temperos contidos na panela.
Adicione a outra cebola e os 3 dentes de alho restante, refogue.
Acrescente a salsa e desligue o fogo.