** Clique nas fotos para ampliá-las e verificar detalhes dos pratos.
**

domingo, 13 de novembro de 2011

Moqueca de Pintado Com Camarão


Ingredientes
- 1 kg de pintado cortado em cubos
- 1 kg de camarão
- suco de 1 limão
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pimenta dedo de moça picada
- 1 cebola picada
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- 1 tomate italiano cortado em rodelas finas
-  ⅓ de pimentão verde em rodelas finas
-  ⅓ de pimentão vermelho em rodelas finas
-  ⅓ de pimentão amarelo em rodelas finas
- 8 dentes de alho picadinhos
- salsa, cebolinha e coentro a gosto
- vidro de leite de coco light (200 ml)
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (café) de tempero chimichurri
- 1 xícara (café) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de água
- 1 lata de tomates pelados, com o suco de tomates
  Modo de Preparo
Tempere os cubos de pintado com 3 dentes de alho, suco de ½ limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Limpe os camarões, não esqueça de tirar a tripa do dorso, com um palito ou uma ponta da faca. Tempere com 2 dentes de alho, suco de ½ limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Bata no liquidificador os tomates pelados, com o suco de tomates da lata. Reserve.
Em uma panela de barro, coloque o azeite de oliva, a cebola picada, 3 dentes de alho e o tempero chimichurri, deixe dourar, em seguida acrescente os tomates pelados, deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutos, desligue o fogo, continue mexendo, pois a panela de barro continua com o cozimento por mais ou menos 15 minutos após o desligamento. Assim que parar de ferver o molho, comece a montar as camadas seguindo essa sequência: camada de peixe (escorra o líquido do tempero, mas mantenha o alho); de camarão (escorra o líquido do tempero, mas mantenha o alho); de cebola, pimentões e tomate; quantas vezes forem necessário. Finalize adicionando a água, o leite de coco, o azeite de dendê e polvilhe o cheiro verde e a pimenta dedo de moça. Ligue o fogo, após começar a ferver deixe ligado por mais ou menos 10 minutos, prove o sal e desligue, lembre-se na panela de barro ainda haverá um tempo de cozimento de mais 15 minutos após o desligamento do fogo. Verifique se o peixe e o camarão estão cozidos e sirva.
 Dica: quando for elaborar um prato para alguém em especial, procure se certificar de que ela realmente saboreia este tipo de prato, no caso dessa receita, preparei para enviar para a sobrinha do meu marido, Mayara Santos Barros, que esteve de aniversário na sexta-feira, mas quando já estava preparando o prato, fiquei sabendo que ela não aprecia peixes. Final da ópera, fiquei devendo essa a ela!!!!

Nenhum comentário: