** Clique nas fotos para ampliá-las e verificar detalhes dos pratos.
**

sábado, 21 de janeiro de 2012

Torta Tres Leches

Ingredientes

Para a massa:

- 4 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Para a calda Tres Leches:
- 1 lata de leite condensado
- 300 ml de creme de leite fresco
- 1 lata de leite evaporado*
Cobertura - Chantilly:
- 500 ml de creme de leite fresco
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
 Modo de Preparo:
1.    Bata as claras em neve, adicione aos poucos o açúcar, as gemas e a farinha de trigo junto com o fermento
2.    Unte uma forma e leve ao forno até que fique assado
3.    Enquanto isso bata os Tres Leches no liquidificador
4.    Com a massa do bolo pronta e ainda quente é só adicionar todo o creme dos Tres Leches, faça furinhos na massa para que penetre bem, este bolo fica totalmente encharcado bem molhadinho.
5.    Para o Chantilly, coloque em uma tigela o creme de leite fresco e o açúcar, bata com  a batedeira até o ponto de chantilly. Cubra a torta.

* O leite evaporado surgiu da necessidade de facilitar o transporte e o armazenamento do leite. Foi o norte-americano Gail Borden que, tentando desidratá-lo, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto se tranformava em leite condensado. O leite evaporado é distinto do leite condensado por não possuir açúcar, mas em ambos cerca de 60% da água é tirada por evaporação. No caso de não encontrar para essa receita, substitua nessa receita per ½ lata (da de leite condensado) de leite integral e ½ lata de creme de leite fresco; ou deixe 1 litro de leite ferver até evaporar 60% do seu líquido, coloque um prato de sobremesa na panela para o leite não subir. Aqui em Cuiabá somente encontramos o leite evaporado em um supermercado, neste dia estava em falta, assim evaporei o leite conforme explicação anterior.
 Obs.:  o bolo se chama tres leches devida sua calda, que é feita com a mistura de três tipos de leite – integral, condensado e evaporado

Nenhum comentário: